Nossas Trilhas na floresta.

A Amazônia não é uma planície como muitos acham, sua geografia é bastante acidentada e diversificada em relação a solo, tipos de floresta e cursos d'água.

A área da pousada esta localizada no que podemos chamar de região de transição entre o escudo das guianas e a planície sedimentar Amazônica. É uma área de floresta primária com algumas pequenas serras e incontáveis pequenos cursos de água (igarapés), causadores das variações no terreno. Uma pequena variação no terreno já é suficiente para mudar completamente a vegetação e as espécies que ali vivem.

Trilha do Mau (Capuchinbird). em uma ilha ao lado da pousada, podendo ser visitada n os meses de março, abril e maio com o uso de caiaques para atravessar em áreas alagadas, no restante dos meses o passeio é percorrido normalmente. São diferentes habitats, já que boa parte da trilha segue margeando os braços do Rio Trombetas.
Acesso: necessário atravessar o rio entre a Pousada e a Ilha.
Extensão: 1.6km
Duração: 2 a 3 horas.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha Arada. Em uma ilha que dista 10km da pousada porém de demorada navegação em função das corredeiras, vamos encontrar uma trilha de 2.5km com terreno plano, grandes árvores e parte com vegetação de pequenos porte. Aqui frequentemente é avistado o famoso Uirapuru. Na borda da ilha encontramos uma variada vegetação e assim uma grande variedades de pássaros.
Duração: 4 horas.
Nível de dificuldade: Fácil.

Trilha do 40. Margeando um igarapé (estreito curso de água) com foz próximo a pousada, é possível encontrar mamíferos buscando água para "matar a sede" bem como pássaros que buscam este ambiente. Os troncos de árvores que são "carregados" pelas enxurradas na época das chuvas facilitam atravessar o igarapé, com isto, a área de observação é estendidas para ambas as margens, o que facilita o posicionamento para uma boa observação e fotografia.
Duração:3 horas
Nível de dificuldade: Intermediário

Trilha de casa. Em um percurso de 3km na floresta e com início e fim na Pousada. Dividida em tipo de terreno e com isto em percurso.
Duração: 1 hora. (800m)
Nível de dificuldade: Fácil.
Duração: 2 horas. (1200m)
Nível de dificuldade: Intermediário.
Duração: 4 horas. (1600m)
Nível de dificuldade: Difícil.
São diversos tipos de terrenos e vegetação diferentes. Encontramos uma fonte de água onde sempre encontramos pássaros forrageiros e outros animais buscando água.
Seguimos adiante em terreno acidentado e em direção ao rio vamos encontrar "clareiras" abertas em função da queda de grandes árvores, nestas clareiras encontramos diversas espécies de pássaros e para isto dispomos de telas de camuflagem para melhor aproveitamento.
Em seguida encontramos um subida íngreme que nos dará acesso a parte alta de uma pequeno morro onde encontramos uma vegetação com grandes árvores e "bosques" para uma pequena pausa e aguardar os animais que ali transitam.


Trilha da Serra.
 

São 2 dias e uma noite em Camping. Serra do Cachorro, localizada no Rio Cachorro e distante 20kms da pousada, nos obriga a um pernoite na selva. O percurso é demorado em função das corredeiras e também é necessária a transposição de uma cachoeira no Rio Trombetas. São 5 horas de navegação em lancha e mais 1 hora em trilha até o local do camping.
Alcançando até 300m de altura em relação ao Rio Cachorro, é um dos locais com maior biodiversidade na área. São várias espécies de pássaros que podem ser ali avistados, mamíferos, repteis e uma fauna extraordinária em sua diversidade. Visitada somente nos meses entre agosto e dezembro. Trilhas íngremes e difícil caminhada.
O acampamento fica na base da serra em próximo de um "igarapé" afluentes do Rio Cachorro.
Duração: 2 dias. (1200m de trilha na serra)
Nível de dificuldade: Difícil.


http://www.zoofirma.ru/